Sustentabilidade dos sacos plásticos transparentes
Materiais que trazem vantagens em sua utilidade são mais propensos a chamarem a atenção para seus benefícios. Os sacos plásticos transparentes estão presentes nos mais simples atos do dia a dia, como fazer compras, guardar mantimentos e até documentações importantes.
Sua fabricação, no entanto, causou polêmica ao redor do mundo durante muitos anos por ser um dos "culpados" pela poluição de rios e mares e doenças de animais marinhos. A decomposição das sacolas plásticas leva de 100 a 400 anos, o que fere ainda mais o meio ambiente. No entanto, a tecnologia proporcionou estudos que chegaram à sacos plásticos transparentes fabricados por meio de matérias-primas naturais.
A nova confecção permite que, após serem descartadas, essas embalagens possuem a duração de apenas seis meses, sem deixar elementos tóxicos na natureza e sem prejudicar a fauna e a flora. A forma de contribuir com a sustentabilidade chegou aos grandes empresários, que passaram a inserir nas empresas os produtos naturais.
Onde encontrar sacos plásticos transparentes
Quando a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro proibiu o uso das sacolas plásticas em 2018, grande parte da população foi contra a nova implementação. Após anos dependendo dos sacos plásticos transparentes para fazer compras e guardar objetos, as pessoas acreditavam que a inexistência deles traria certa confusão e desorganização para até mesmo ter um local onde colocar o lixo.
No entanto, a maior parte dos estabelecimentos permitem o uso da famosa "sacolinha", mas desde que seja biodegradável ou reutilizável. Ela pode ser encontrada em:
- Lojas de roupas, calçados, produtos de beleza ou utensílios em geral;
- Supermercados;
- Empresas e indústrias,
- Setores alimentícios, automobilísticos, tecnológicos e eletrônicos;
- Escolas, universidades, ONG's e instituições.
É possível entender que os locais onde encontramos os sacos plásticos transparentes são justamente aqueles que frequentamos todos os dias. Desde a escola até a universidade. Desde casa até o supermercado ou trabalho. Isso torna a embalagem indispensável, junto a todos seus benefícios.
Para onde os sacos plásticos vão?
O consumo extremo da embalagem fez com que o Ministério do Meio Ambiente chegue à conclusão de que 500 bilhões a 1 trilhão de sacos plásticos transparentes são consumidos em todo o mundo. Só no Brasil, por exemplo, são usados cerca de 1,5 milhão por hora. É muita coisa para não se utilizar um material que não prejudique o meio ambiente. Com uma produção natural, seu consumo pode se tornar ainda mais rentável e satisfatório, principalmente para os animais e para a natureza.